Afrodite - Deusa do Amor e da Beleza
- Yas
- 10 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2022

Símbolos: espelho, rosa, conchas, maça dourada
Plantas: rosa, murta, marmelo, menta, uva (frutos, vinhas e folhas), maçã, alcachofra, louro, freixo
Animais: gansos, cisnes, pombos, golfinhos, abelhas, bodes e andorinhas
Cores: vermelho, rosa, violeta, prateado, verde claro (espuma do mar), azul claro
Cristais e Minerais: pérolas, ouro, água marinha, quartzo rosa, jade, safira, esmeralda, rodocrosita, rodonita, turmalina rosa prata e cobre;
Dia da semana: sexta-feira
Incensos: morango, sândalo, rosa, açafrão, baunilha
Oferendas: espelhos, joias, batons, rosas, conchas, morangos, maçã.

Afrodite é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Mais que isso: ela preza o amor próprio e o autocuidado. Ela foi considerada a personificação do ideal de beleza dos gregos na Antiguidade. E, na Idade Moderna serviu de inspiração para diversos artistas do Renascimento.
Na Grécia antiga, sobretudo nas cidades de Esparta, Atenas e Corinto, ela foi cultuada e associada aos prazeres carnais. Por isso, era também considerada a protetora das prostitutas e daí surge o termo “afrodisíaco”. Os deuses gregos faziam parte da espiritualidade do povo os quais eram reverenciados e cultuados com ritos, festas e oferendas. Na mitologia romana, Afrodite é correspondente à deusa Vênus.
Afrodite era filha de Zeus, o deus dos deuses e dos homens, e Dione, deusa das ninfas. Ela nasceu na Ilha de Creta com uma beleza estonteante, sendo muito vaidosa, sedutora, charmosa e vingativa.
Com um casamento arranjado pelo pai, ela casou-se com Hefesto, deus do fogo, no entanto, não tiveram nenhum filho. Para Afrodite, que primava pela beleza e o amor, ele era feio e destituído de senso de humor. Diante disso, ela seduziu diversos homens, tendo muitos amantes, e dessas uniões nasceram diversos filhos.

Afrodite se apaixonou por Ares, deus da guerra, e com ele teve os filhos:
Eros: deus do amor;
Anteros: deus do amor não-correspondido;
Deimos: deus do terror;
Fobos: deus do medo;
Harmonia: deusa da harmonia;
Himeros: deus do desejo sexual;
Pothos: deus da paixão.
Quando Hefesto descobre a traição de sua amada, ele os prende num rede mágica, o que resultou na fuga dos amantes.
Teve também um caso com Apolo, deus da luz, e dessa união nasceu Himeneu (deus do casamento). Além deles, teve uma relação com Dionísio, deus do prazer, das festas e do vinho, e com ele, o filho Príapo (deus da fertilidade).
Comments