Origens do Halloween: Samhain
- Yas
- 27 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2022

O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain.

O Samhain é o ano novo das bruxas, uma data para relembrar, agradecer e honrar nossos ancestrais. É uma data perfeita para pedir boas energias, bem como se livrar das ruins. É também tempo para aproveitar com a família e amigos. A noite de Samhain é extremamente poderosa, pois é quando o mundo dos vivos e dos espíritos se encontram. É uma data propícia para se ter precisão com oráculos. É a data que marca o fim para se ter um novo início.
Como o Samhain era uma comemoração pagã e muito popular no Reino Unido, a Igreja Católica mudou a data do Dia de Todos os Santos (dia 13 de maio, em que era comemorado o festival romano dos mortos) para o dia 1º de novembro, a data do Samhain.
Assim, as tradições pagãs do Samhain e as tradições católicas do festival romano dos mortos se misturaram.
DE ONDE VEM AS TRADIÇÕES?
"Doces ou Travessuras?"
Originalmente na tradição pagã, as pessoas batiam de porta em porta em busca de um pedaço de “bolo de alma” (um bolo recheado com groselha). Em troca do bolo, as pessoas rezavam para os espíritos da família de quem doava. Com o passar do tempo esse ritual foi substituído por crianças fantasiadas pedindo doces nas portas das casas.
Esculpir uma abóbora

Uma tradição comum para afastar os mortos era esculpir rostos em nabos, assim como é feito nas abóboras hoje em dia, com velas dentro. Antigamente os nabos eram usados pois eram mais abundantes na Irlanda, mas com a chegada nos Estados Unidos as pessoas começaram a utilizar as abóboras.
CURIOSIDADES
Além dos rituais para afastar os mortos, a comemoração no dia 31 também tinha alguns costumes de prever o futuro. Por exemplo, uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo e dependendo do sabor e do formato do vegetal, eles poderiam fornecer pistas sobre a profissão e personalidade do futuro cônjuge da pessoa.
Já o nome Halloween surgiu da junção da palavra “Hallow”, que é um termo antigo para santo, e “eve”, que significa véspera. E assim a noite anterior ao Dia de Todos os Santos virou o Halloween.
ESCOLHAS PARA O SAMHAIN
Cores: preto e laranja;
Deuses: anciãos;
Ervas e Plantas: mirra, alecrim, patchuli, artemísia, sálvia, calêndula e louro;
Cristais: ônix, turmalina negra, hematita e cornalina;
Comidas e bebidas: doce de abóbora, vinho quente, chá ou doce de gengibre, castanhas, carne, milho, nabo e beterrabas;
Feitiço: queima de folha de louros.

Comments